×
Rádio Sincomércio
          Início          Notícias          Termo de compromisso para Logística Reversa de pilhas e baterias portáteis recolhe 220 toneladas de material

NOTÍCIAS

Publicação: 22 de maio de 2018

Termo de compromisso para Logística Reversa de pilhas e baterias portáteis recolhe 220 toneladas de material



Em Catanduva, Sincomercio arrecadou 50kg de pilhas e baterias ao longo dos primeiros doze meses do projeto

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), por meio do seu Conselho de Sustentabilidade, comemora o sucesso do primeiro ano do termo de compromisso para Logística Reversa de pilhas e baterias portáteis, que recolheu 220 toneladas de material.

Parceiro do projeto desde o início de sua implantação, o Sindicato do Comércio Varejista de Catanduva – Sincomercio, também comemora a marca de 50 kg de pilhas e baterias arrecadados no primeiro ano em Catanduva.

Os lojistas participantes se tornaram pontos de coleta, assim como o Sincomercio, que além de ser ponto de coleta, passa em todas as lojas retirando o material arrecado, para então enviar à FecomercioSP.

O presidente do Sincomercio, Ivo Pinfildi Júnior, comemorou o resultado do primeiro ano e destaca que a ação não irá parar por aí.

“Foi um bom resultado, tanto a quantidade de material recolhido como a participação dos lojistas. Mas não vamos parar por aí, continuaremos na busca ativa por novos participantes para conseguir levar aos empresários e aos consumidores a importância da reciclagem para o planeta”, finaliza Ivo.

FEDERAÇÃO

A meta para o primeiro ano de operação do termo de compromisso foi criar pontos de entrega nas cidades com população acima de 100 mil habitantes. O objetivo de 76 municípios foi superado e, atualmente, 108 integram a lista. No total, segundo a Abinee, existem 699 pontos espalhados pelo Estado. Só na capital paulista, a operação contabiliza 366 pontos, que atendem mais de 11 milhões de moradores, enquanto que Caraguatatuba, com 100,84 mil habitantes, a menor população entre as cidades que aderiram ao programa, passou a ter seu primeiro ponto de entrega.

Antes da participação da FecomercioSP no programa, que existe desde 2010, 64 cidades estavam inseridas no sistema. Com a atuação da Entidade, em um ano, outros 44 municípios que não faziam parte da Logística Reversa de pilhas e baterias portáteis aderiam ao termo de compromisso e passaram a ter ao menos um ponto de entrega primário e/ou um ponto de entrega secundário. Isso significa que, hoje, levando em consideração os dados anteriores, o número total de cidades saltou para 108.

De acordo com a assessoria técnica do Conselho de Sustentabilidade da FecomercioSP, a iniciativa teve boa aceitação dos sindicatos. Sessenta e seis deles têm ao menos um ponto de entrega secundário (PES) em suas sedes, sendo que 28 deles expandiram o programa com PES instalados em parceiros ou subsedes dos sindicatos.

Para o presidente do Conselho de Sustentabilidade da FecomercioSP, José Goldemberg, a adesão dos sindicatos foi decisiva para o balanço do primeiro ano. “Queremos que todos contribuam para preservar o meio ambiente com a participação dos integrantes dessa cadeia no processo de Logística Reversa e também acreditamos que o programa seja expandido neste ano com o aumento da participação dos comerciantes”, finaliza.

LOGÍSTICA REVERSA

Os comerciantes que querem receber a bombona e se tornarem ponto de coleta, podem entrar em contato com Sincomercio pelo telefone (17) 3531-5900.

Já os consumidores que possuem pilhas e baterias para descarte, podem levar à sede do Sincomercio ou nos pontos participantes que podem ser conferidos no site: www.sincomerciocatanduva.org.br/reversa

Leia também:

15 de março de 2024
CME faz doação de cerca de 2 mil litros de leite em apoio às instituições beneficentes locais
15 de março de 2024
Regulamentação do trabalho por aplicativo traz avanços, mas há risco de judicialização
5 de março de 2024
28º Encontro da Mulher Empresária reúne mais de 300 mulheres para celebração do Dia Internacional da Mulher
4 de janeiro de 2024
Calendário do Comércio 2024
4 de janeiro de 2024
Sincomercio Celebra Meio Século de Sucesso em 2024

AINDA NÃO É ASSOCIADO?

Seja um associado e faça parte deste grupo de empresários com acesso a diversas vantagens e serviços diferenciados.

Criado por BCS Desenvolvimento
Top