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Publicação: 4 de janeiro de 2024

Se prepare para as vendas do 1º semestre



Conheça as principais datas comerciais de 2024 e antecipe ações para vender mais

A seguir, reunimos as principais datas que o comércio pode aproveitar como oportunidade para planejar ações efetivas para atrair os clientes. Confira as dicas para cada mês:

JANEIRO

O primeiro mês do ano pode ser uma excelente oportunidade para “desencalhar” os produtos remanescentes da Black Friday e do Natal. É sempre bom lembrar que qualquer diminuição de preços ou oferta de frete grátis, por exemplo, não pode prejudicar a receita da empresa. Faça as contas do quanto pode ser tirado da margem de lucro para oferecer valores atrativos aos consumidores.

A volta às aulas também é um evento sazonal que pode beneficiar alguns segmentos. As papelarias e as lojas de vestuário e calçados, bem como os estabelecimentos que comercializam bolsas, mochilas e lancheiras, podem lucrar com a data.

FEVEREIRO

Diante do fato de algumas datas importadas marcarem cada vez mais presença no calendário nacional, as empresas podem aproveitar o momento para realizar ações promocionais. O Valentine’s Day (Dia de São Valentim), em 14 de fevereiro, que celebra o amor e a amizade, pode ser explorado em campanhas publicitárias, com kit de produtos e combinações.

O Carnaval também estará presente no mês (13), portanto, a tradicional data festiva deve movimentar o comércio em fevereiro.

MARÇO

Logo no dia 8, é celebrado o Dia Internacional da Mulher. Aqui, ações e estratégias pensadas especialmente para a data são bem-vindas. Outra ocasião relevante do mês é o Dia do Consumidor (15) – promoções ou condições de pagamento mais favoráveis, visando fidelizar mais clientes, são ótimas pedidas.

Em 2024, a Páscoa será no último dia de março (31). A data sempre movimenta o comércio de chocolate, bacalhau e outros alimentos típicos dessa época festiva. No entanto, outros segmentos também podem se beneficiar da data, com promoções e decoração da loja física e/ou do e-commerce, além de oportunizar possíveis parcerias com empresas de alimentos para oferecer produtos combinados a ovos de Páscoa, por exemplo.

ABRIL

Como a Páscoa cairá em março, o mês de abril perde um pouco o apelo comercial, pois conta apenas com os feriados de Tiradentes (21) e Descobrimento do Brasil (22). Entretanto, o quarto mês do ano oferece excelentes oportunidades para engajamento nas redes sociais sobre causas importantes, que não impactam no primeiro momento as vendas, mas podem ajudar a aproximar os clientes da sua marca. Em abril, são celebrados os dias mundiais de conscientização do Autismo (2), da Saúde (7) e da luta contra o Câncer (8).

Crie posts com informações pertinentes sobre os temas e apoie iniciativas que melhorem a qualidade de vida das pessoas.

MAIO

A data mais importante para o comércio depois do Natal, o Dia das Mães será comemorado no dia 12. A experiência de um atendimento diferenciado e de qualidade é fundamental para atrair público e garantir vendas. De acordo com o histórico de sondagens da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) para a ocasião, itens de vestuário, calçados e acessórios são os preferidos na hora de presentear as mães, seguidos por perfumes, cosméticos e eletrodomésticos.

JUNHO

Encerrando o primeiro semestre, temos o Dia dos Namorados (12), outra data importante para o faturamento do comércio e do setor de serviços. Aposte em promoções e ações de marketing voltadas aos casais. As tradicionais festas juninas fecham o mês – sendo que o Dia de São João será comemorado em 24/6 –, e itens como vestuário e alimentos típicos fazem parte da cesta de compras do consumidor.

Mesmo que seu negócio não tenha relação com a data, é uma boa oportunidade para estilizar seus canais (redes sociais e/ou e-commerce) com temas juninos para atrair a atenção dos clientes. Se precisar “se livrar” de algum produto que sobrou no estoque do Dia das Mães ou Namorados, a hora é essa!

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