Mudança no visual da loja pode impulsionar as vendas.
Comércio deve acompanhar o comportamento dos consumidores modernos e investir em melhorias que reflitam o propósito da marca.

A volta do consumidor à loja física, após muitos meses de reclusão imposta pela pandemia, gerou novas expectativas quanto ao ambiente desses locais e como os produtos e serviços oferecidos se alinham ao propósito da marca. Isso acontece porque o consumidor está cada vez mais exigente, não só no quesito qualidade, mas também com relação à procedência dos produtos vendidos, podendo ser fatores decisivos para a escolha e a conclusão de uma compra.
E qual é a principal ferramenta de marketing de um varejista? A sua loja! Já que o tamanho, a fachada, a vitrine e o layout promovem o contato inicial com o cliente, esses fatores têm o papel de atraí-lo e influenciá-lo na decisão de compra.
Nesse contexto, ganha destaque o conceito de Visual Merchandising, área do marketing responsável por estabelecer o modo como os produtos serão expostos e definir como a loja vai se comunicar com o consumidor, buscando captar a sua atenção e o estimulando a comprar.
A aplicação desse conceito não distingue porte da empresa ou capacidade de investimento. Qualquer estabelecimento pode melhorar a fachada da loja, além da vitrine, da iluminação interna e da forma de interação com os clientes. Basta conhecer o público-alvo.