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Publicação: 4 de janeiro de 2024

Estoques: faça promoções sem comprometer o caixa



Aprenda a gerir a saída dos produtos menos vendidos no fim de ano

Alguns produtos adquiridos para o período de Natal não foram tão bem nas vendas como você apostou? Não se preocupe, ainda há tempo de ao menos recuperar o custo desses itens. Mas planejamento e bom relacionamento com os clientes são essenciais para ajudar na gestão do estoque.

Confira dicas importantes para lançar mão de promoções sem comprometer o fluxo de caixa da empresa.

Controle o estoque

É importante fazer uma análise criteriosa das mercadorias disponíveis em estoque, seus custos e outras despesas implícitas. Sabendo quanto de cada produto a empresa tem na loja, chegou a hora de planejar as ações de venda. Neste ponto, é importante identificar qual é o perfil do cliente que se interessaria por cada produto, qual canal é o mais indicado para expor e entender por que aquele item não teve a saída esperada.

Para as empresas que vendem tanto pelo estabelecimento físico como pelo e-commerce, a atenção quanto à gestão do estoque deve ser redobrada. O consumidor não quer receber a oferta de um produto indisponível no estoque.

Descontos x custos

O empreendedor pode aproveitar o início do ano para conceder descontos sobre os produtos menos vendidos e fazer o fluxo de caixa girar. Ao realizar promoções desses itens pode atrair o consumidor para a compra de outros produtos do seu agrado ou que ache ideal para presentear, com preço integral.

Atenção: deve-se levar em conta todos os custos que envolvem a mercadoria, como os impostos a serem pagos após as vendas, as comissões do colaborador (se houver), as comissões das plataformas digitais (marketplaces) e a margem de lucro – se for pequena, pense bem antes de conceder frete grátis, por exemplo. Caso positivo, o fluxo de caixa pode ser prejudicado se for adotado como estratégia, por exemplo, o frete grátis, já que este será um custo absorvido pela empresa.

Vendas upsell e cross-sell

Essas estratégias valem para todas as ações das empresas, considerando o valor agregado com que pode se dar a venda de um produto. O cross-sell é a oferta de outras mercadorias associadas à venda da primeira, como um complemento para aquela compra. Já no upsell é ofertado um item mais caro, reforçando que esta mercadoria seja de melhor qualidade e com mais funcionalidades. Mesmo ao gastar um pouco mais, o cliente ficará satisfeito com a aquisição.

Pense após as promoções

Proporcionar uma boa experiência de compra para o consumidor, mesmo para produtos em promoção, pode resultar em fidelização, divulgação da empresa e aumento do volume de vendas de determinadas linhas de produtos. De nada adianta oferecer bons preços e boas condições se forem cometidos erros no atendimento (inclusive no pós-vendas), na entrega, entre outros detalhes. Tanto o atendimento presencial como o online devem suprir as necessidades e as expectativas do consumidor.

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