×
Rádio Sincomercio
          Início          Notícias          Dia do Consumidor deve servir de incentivo à conscientização, aponta pesquisa da Boa Vista

NOTÍCIAS

Publicação: 15 de março de 2019

Dia do Consumidor deve servir de incentivo à conscientização, aponta pesquisa da Boa Vista



A pesquisa também constatou um crescimento de seis pontos percentuais entre os respondentes que disseram ter sentido uma melhora na percepção do poder de compra em 2019

Para 76% dos consumidores entrevistados pela Boa Vista, em sua pesquisa feita especialmente para o Dia Mundial do Consumidor, comemorado em 15 de março, a data deve ser usada como uma oportunidade para conscientizar ainda mais os consumidores sobre os seus direitos, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e outras legislações que o protegem na relação de consumo, e não para incentivar ainda mais as compras.

Para Pablo Nemirovsky, superintendente de Serviços ao Consumidor da Boa Vista, apesar de algumas marcas começarem a desenvolver ações para estimular as vendas em função deste dia, os consumidores ainda não veem como uma data comemorativa com diferenciais que compensem financeiramente ir às compras.

Quando estimulados sobre a possibilidade de ser uma data comemorativa do comércio, 70% responderam que o principal incentivo para ir às compras seria o de obter descontos, com redução de preço, juros menores ou isenção de juros. Em segundo lugar os entrevistados apontaram as promoções (16%), com ofertas tipo “leve 2 e pague 1” ou compre um produto e leve outro. E por último, a facilidade de pagamento (14%), com prazos mais longos ou não exigência de entrada, por exemplo. A pesquisa deixa claro que o aumento das vendas seria possível, se o varejo começasse a investir em propostas diferenciadas como faz na Black Friday.

Entre os produtos que poderiam ser de interesse dos entrevistados, caso houvesse incentivo às vendas na data, destacam-se: eletrodomésticos (15%); eletrônicos, empatados com alimentos e bebidas (12%); itens para casa e decoração (11%) e moda e acessórios, empatados com telefonia celular (10%).

A pesquisa identificou ainda um crescimento significativo entre os respondentes que disseram ter sentido uma melhora na percepção do poder de compra, em comparação ao mesmo período ano anterior. Em 2018, 19% tinham essa percepção, agora 25% disseram que melhorou. Para 45% a percepção do poder de compra diminuiu (era 49% em 2018), e para 30% está igual (era 32% em 2018).

Metodologia
Pouco mais de mil consumidores participaram da sondagem da Boa Vista realizada entre os dias 13 e 28 de fevereiro, em função do Dia Mundial do Consumidor, comemorado no dia 15 de março. A leitura dos resultados deve considerar 3% de margem de erro e grau de confiança de 95%.

Leia também:

5 de maio de 2025
Confira o Horário do Comércio para o Dia das Mães
24 de abril de 2025
Comércio em Foco: O Podcast do Sincomercio é feito para você, comerciante!
2 de abril de 2025
Sincomercio e Sincomerciários solicitam ao Prefeito a transferência do feriado do dia 08 de agosto
26 de março de 2025
Palestra “Dores da Empresa” reúne Alunos e Empresários em evento de sucesso no Sincomercio
19 de março de 2025
Conselho da Mulher Empresária realiza entrega de leite arrecadado para entidades beneficentes de Catanduva

AINDA NÃO É ASSOCIADO?

Seja um associado e faça parte deste grupo de empresários com acesso a diversas vantagens e serviços diferenciados.

Criado por BCS Desenvolvimento
Top