×
Rádio Sincomércio
          Início          Notícias          Sincomercio e da ACE impedem realização da Feira do Brás em Catanduva

NOTÍCIAS

Publicação: 5 de abril de 2019

Sincomercio e da ACE impedem realização da Feira do Brás em Catanduva



Os presidentes do Sindicato do Comércio Varejista – Sincomercio e da Associação Comercial e Empresarial – ACE, Ivo Pinfildi Júnior e Fernando Alves de Souza, mantendo a vigilância e fiscalização no que se refere ao Comércio Varejista de Catanduva, impediram a vinda da Feira do Brás.

A feira itinerante, seria realizada no Bairro da Vila Celso, mantendo atividades durante três dias (22, 23 e 24 de março).

Ao saber de sua realização, os presidentes das entidades, acionaram a Prefeitura de Catanduva, visando saber se todas as exigências da Lei Municipal nº 5.606/14, que regulamenta o funcionamento de feiras itinerantes em Catanduva, estavam sendo cumpridas. Uma vez que caso não fossem, o alvará de funcionamento não poderia ser expedido, impedindo seus organizadores de realizar o evento.

“Soubemos da feira por meio de uma propaganda de rádio. A Lei Municipal prevê que no ato do pedido de alvará para realização da feira, tanto a ACE como o Sincomercio precisariam ser avisados com antecedência mínima de 60 dias a contar da data do evento, além de outros órgãos citados. Para ter o alvará de funcionamento liberado, o idealizador da feira precisa cumprir uma relação de itens que também estão previstos na lei, ou seja, a lei existe desde 2014 e precisa ser cumprida à risca”, detalha Ivo Pinfildi Júnior.
O grupo organizador, ao não receber o alvará de funcionamento, solicitou um mandado de segurança com pedido de liminar na Justiça de Catanduva, visando a autorização e realização da feira. Entretanto a Juíza Maria Clara Schmidt da 2ª Vara Cível, responsável pelo caso, negou o pedido, alegando que o grupo organizador não estava cumprindo com que determina a Lei Municipal nº 5.606/14.

A assessoria jurídica do Sincomercio apontou entre outras exigências que não foram cumpridas, a previsão do artigo 3º que diz: “…o funcionamento de feiras de que trata a presente lei, somente será permitido no período mínimo de 15 dias após e 45 dias antes, de grandes datas festivas, tais como: Ano Novo, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Natal, Carnaval e/ou outro, eventualmente, a critério da administração municipal”.

Os presidentes das entidades finalizaram o ofício enviado à Prefeitura alegando que: “É incontestável que a realização de feiras dessa natureza, sem a plena obediência à lei, causam incontáveis prejuízos ao comércio de Catanduva e aos consumidores, por comercializarem os produtos sem a emissão de nota fiscal, de origem ilícita e duvidosa (falsos), sem aprovação de órgãos fiscalizadores, os quais são alvos de apreensões pela Polícia e Receita Federal. Prejudica os comerciantes e o desenvolvimento econômico da cidade”.

Leia também:

22 de novembro de 2023
Sincomercio e Sincomerciários assinam Convenção Coletiva de Trabalho 2023/2024
21 de novembro de 2023
Horário Especial para Black Friday
7 de novembro de 2023
6º Café Empresarial do Sincomercio: Um Sucesso de Interação
31 de outubro de 2023
Sincomercio solicita ao Prefeito liberação de vagas de estacionamento no Centro da cidade.
27 de outubro de 2023
Curso de Vitrinismo foi Sucesso!

AINDA NÃO É ASSOCIADO?

Seja um associado e faça parte deste grupo de empresários com acesso a diversas vantagens e serviços diferenciados.

Criado por BCS Desenvolvimento
Top