Notícias locais

6 de abril de 2018

Feriado no Sábado Deixa Comerciantes Insatisfeitos, Segundo Sindicato


Categoria alega que é o segundo sábado depois do 5º dia útil e o feriado atrapalhará as vendas

O feriado de 14 de abril, aniversário de Catanduva será em um sábado neste ano e, por esse motivo, comerciantes se dizem insatisfeitos, segundo os sindicato que representa a categoria.
Alegando possíveis prejuízos nas vendas, as entidades buscaram com a atual administração alterar o dia do feriado, mas sem sucesso.

Segundo, os Sindicatos do Comércio Varejista de Catanduva (Sincomercio) e dos Empregados no Comércio de Catanduva (Sincomerciários) a transferência solicitada era para ser no dia 16 de abril (segunda-feira). De acordo com as categorias, o ofício foi protocolado no início do ano e a Prefeitura não atendeu ao pedido.

Para o presidente do Sincomercio, Ivo Pinfildi Junior, o sábado, dia 14, é o segundo sábado depois do 5º dia útil, período de maior movimento e compras. “Nós ficamos extremamente insatisfeitos em saber que em uma época ruim, economicamente falando, as empresas tem que ter liberdade em abrir em qualquer feriado. Então essa transferência que sempre conseguimos em anos anteriores, sempre que solicitada fomos atendidos e neste momento não fomos. Então sentimos que há uma insensibilidade por parte do governo no que tange em atender as reivindicações dos comerciantes”, ressalta o sindicalista Pinfildi.

“Queremos acreditar que não haja nenhuma situação contra a nossa categoria, nós comerciantes, porque já tivemos aquele imbróglio daquele projeto de isenções de imóveis, a prefeitura também não atendeu nenhuma das reivindicações das entidades que defendem o comércio e agora em mais esse episódio que não atende os comerciantes e o desejo deles. Então, achamos que deveria ter mais sensibilidade por parte daqueles que administram a prefeitura”, conclui Pinfildi.

O Sincomercio representa em torno de 4 mil empresas catanduvenses.

Conforme o ofício protocolado na prefeitura, a mudança na data é de grande importância devido ser em um sábado, dia de grande movimento.

“Se o nosso comércio estiver fechado nesta data, estaremos incentivando os consumidores de Catanduva e região a comprarem em outras cidades, que estarão com seus comércios funcionando normalmente. Desta forma, o prejuízo para a economia de nossa cidade será grande, inclusive para os nossos comerciários, que ganham comissões sobre as vendas efetuadas”, ofício assinado por Pinfildi e por José Carlos da Silva Longo, presidente do Sincomerciarios.

No próximo feriado, do dia 21 de abril, os comerciantes que quiserem abrir os estabelecimentos devem solicitar a liberação online por meio do Sindmais.

OUTRO LADO
A reportagem de O Regional entrou em contato com a Prefeitura de Catanduva que em nota informou: “A Prefeitura de Catanduva reitera que, tendo em vista a importância da data histórica do Centenário em 14 de abril, decidiu por não fazer qualquer transferência do feriado. Essa decisão foi tomada há longo tempo e, com base nisso, o Desfile do Centenário foi organizado na manhã de sábado para marcar a celebração dos 100 anos do município”.

 

 

Publicado no O Regional em 06/04/2018

Karla Sibro
Da Reportagem Local

Voltar para Notícias